O que é poesia na comporta da porta da vida

O que é poesia na comPORTA da PORTA da Vida

Certo dia, perguntei-me o que é Poesia
Simplesmente ouvi, é Prosa é Palavrear
Fiquei pensando, fiquei palavreando fio
Descobri Poesia na noite, no dia, no cio

Noutro dia pensando indaguei a criança
O que é Poesia? Disse-me: a Esperança
A criança esperando, rodeando, o papel
Descobri Poesia na vida, na lida, no mel

Numa noite acordei e perguntei ao Poeta
Sem querer, disse-me coisa ao Coisarel
Parei. Fiquei. Sonhei Poesia, Noite e Dia
Descobri Poesia na lua, na palavra, no céu

Quis saber mais e ao jardineiro sorrindo
Num sorriso gelado parado calado alado
Falou-me das virtudes da Rosa, da Prosa
Descobri Poesia no homem e no seu lutar

Pensei, comigo, então: - o que é Poesia?
Resposta não Importa, pois Porta não Seria
De supetão encontrei uma mãe manhosa
Descobri Poesia no feto, no afeto ditosa

Andando, falando, pensando alto do Alto
Quis saber do Pedreiro Pedro PEDREIRO
O que é Poesia? Disse-me Asperamente:
Descobri Poesia na métrica e no prumo

Eu quis saber mais do Dr’ Pedro Pedreiro
FiqueiParadoAradoAtado-ouvindo Oleiro
Poesia é Barro Massado Pisado Modulado
Na Fôrma FORMA a Fonética DO Pedreiro

PedrA Precisa de Pedro Pedreiro Herdeiro
Pois da Pedra Pura DURA dura no Templo
Onde Deus Deu Divina Dádiva A PEDRO
Que o negaste Três, mas resgatastes O Trio

Desculpe-me Pedro, mas não posso prouver
Disse-me muito e sei que tens MAIS a dizer
Pois POESIA tem na alma, na palma do chão
Descobri poesia no Tatu, o Tutu da MAESTRIA

Pare Poeta Pedreiro Pois Posso Passar a Prever
Perguntei apenas uma Palavra Sobre POESIA
Falastes tantas outras que Deus Duvidaria P.Dr.
Sabes da vida, da lida e lida conDOR e amor

Por isso agora Adeus Deus Pedra PEDREIRO
Quero saber do Poeta a meta da Mestra Poesia
Ditarei, disse-me: - Poesia é Prosa do Pedreiro
Que fala simples - sábio de grande sabedoria

Continuara o Poeta: - Poesia é palavra, é LavrA
É lavrar o dia, à noite e à noite e dia a PÁ-lavra
É forma, é fôrma, é métrica, é cítrica, LAvoura
É plantio, é cio, é vida, é frio, é calor, é LAR-amor

Ao professor perguntei também e disse-me: ITA
Impertinência, trabalho, Atalho, BaRaLho, ARTE
Inteligência, transigência, anticlemência MENTE
Descobri: Poesia está na mente Só-mente-Mente.

Parei. Cansei. Voei. Descobri? Não Sei! Só parei
E tu, lendo o que escrevi tem uma resposta Posta
Ou não imPORTA uma porta pois varias PORTAS
Abrir-se-ão na comPORTA da PORTA da vida, da lida.

Gerson Lourenço

Nenhum comentário: