REPORTAGEM DO JORNAL - O NACIONAL - RIO GRANDE DO SUL

Poesia, natureza e infância 11.7.2008

Coxilha: alunos são selecionados em projeto que reúne poesias de todo o Brasil. Jovens poetas estudam na rede municipal e vão representar estado na Bienal de São Paulo

Mateus Barato

Para combater a correria, o exagero no virtual e a indiferença, nada melhor do que uma poesia. Ainda mais se ela for feita de uma maneira inocente e nos remeter à infância e à natureza. Dois alunos da 3ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz, de Coxilha, conseguiram aproximar a poesia e o cotidiano de quem lê. E não é só isso: as poesias da dupla vão integrar a 3ª edição do livro Poetas Inocentes, do autor do projeto que leva o mesmo nome, Gerson Lourenço da Silva. Quem aproximou os alunos da poesia foi a professora Silvana Antoniolli, da rede de educação infantil de Coxilha. Ainda no ano passado, ela obteve informações da iniciativa através da internet e incentivou, ao lado da professora Fabiana Casanova, que os alunos da 2ª série produzissem textos. No começo do ano, as produções de Luan Lopes da Silva e de Milene Briskewecz, ambos de nove anos, foram enviadas para concorrer no projeto. A confirmação da escolha dos dois textos para o livro veio há poucos dias. Conforme Silvana, a obra - que vai reunir as poesias selecionadas em todo Brasil - será lançada no dia 15 de agosto, na 20ª Bienal do Livro, em São Paulo. "Isso é um incentivo para as demais crianças, ainda mais porque o autor quer vir fazer o 4° volume do livro em Coxilha, com poesias locais", explica a professora. Além dos dois alunos da rede municipal, Marcos Paulo Cordeiro, de Sertão, também teve uma poesia selecionada. O autor já editou alguns livros. Um deles é o Perfume da Alma. Para a professora Fabiana, "no ano que vem se dará mais ênfase ao projeto da poesia, que é uma coisa tão simples, mas não é muito incentivada". Em agosto, durante a Bienal, o lançamento da coletânea será acompanhado pelas duas educadoras e pelos alunos.

Olhar as coisas simples da vidaLuan e Milene são crianças que mostraram, através da poesia, como é bom observar as coisas simples da vida. Por isso, os temas das poesias são a natureza e a infância. O jovem diz que escolheu o assunto, pois gosta das plantas e da natureza. "Eu morava em Gentil, onde havia contato com a natureza e brincava no meio das árvores", lembra. Luan diz que foi incentivado a escrever com o projeto Poetas Inocentes em sala de aula. Além disso, o estudante tem mais uma poesia, em um caderno especial destinado exclusivamente para outros textos. Já Milene conta que começou a escrever, pois "queria ficar famosa". Entretanto, a jovem afirma que sempre gostou de escrever, mas somente agora passou a se dedicar à poesia. Ela destaca que escolheu redigir sobre as crianças, pois a poesia reflete a imagem dos pequenos. "Fiquei feliz", diz sorrindo e lembrando que pretende continuar a escrever.

O projetoO Projeto Poetas Inocentes tem como objetivo envolver e estimular a equipe escolar na construção do conhecimento do educando, através da leitura e da composição de poesias, de letras de músicas e da ilustração de textos. A idéia iniciou em 2000, após um festival de música, na Escola Estadual Genésio de Almeida Moura, em São Paulo, em que foi desenvolvido o tema Paz. A partir daí, a iniciativa cresceu e se expandiu pelo país.

(Foto: Mateus Barato/ON)legenda: Milene e Luan, com as professoras Silvana e Fabiana
Confira trechos das poesias selecionadas
Ser criança é... amar meu pai e minha mãe. Perdoar quando a varinha pega. Respeitar os mais velhos...Milene Briskewecz

...cuide bem da natureza, no que está ao seu alcance. Muito faz quem faz um pouco. Pense nisso e passe adiante...Luan Lopes da Silva

Nenhum comentário: